ABRINDO AS CORTINAS

Para começar, espero que todos tenham tido um excelente início de ano novo e desejo a vocês que este 2004 seja pleno de sucesso, paz, saúde e muitas realizações.

É verão, e portanto precisamos proteger não apenas nossa pele, mas também nossa casa. Para tanto, podemos conciliar proteção com acabamentos e efeitos. Neste particular, as cortinas marcam presença.

As cortinas revelam sutilmente a personalidade dos moradores e a deixam impressa no ambiente.

Uma boa pedida são as cortinas transparentes, pois não escondem a paisagem externa, tão bela nesta época do ano. Tecidos finos como o linho e o voile não apenas filtram os raios solares, dão também leveza ao ambiente. Mas atenção para alguns cuidados, tais como o um caimento perfeito, que necessita de alguns truques na hora da confecção. Dica: uma costura com 8 cm na parte superior substitui a entretela e evita que o tecido desfie.

Já as cortinas encorpadas garantem maior privacidade, permitindo maior controle da luminosidade. São indicadas para os espaços onde estão home-theaters e também para os quartos onde não se pretenda ter luz em certos horários, como quando dormimos, por exemplo.

Persianas são equipamentos ideais para se modular ou regular a quantidade de luz nos ambientes, permitindo também que se desfrute da paisagem externa. Ficam muito bem acompanhadas por xales de seda rústica, linho ou algodão, dando um toque de elegância ao espaço.

Molduras de gesso ou MDF saltam das paredes e destacam as janelas. São um recurso nem sempre muito estético, mas ajudam a embutir o mecanismo de cortinas e persianas.

As cortinas, quando bem projetadas e instaladas, arrematam a decoração de ambientes e dão a sensação de conforto e de delicadeza. Elas também podem ser usadas em salas de almoço e até em jardins de inverno. Vamos abri-las para este ano que se inicia.

Deixe uma resposta