QUADROS, ILUMINAÇÃO E MUITAS PORTAS

Hoje vou utilizar este espaço para responder a três das perguntas mais freqüentes que recebo dos leitores. Muitas vezes, elas são também a mim feitas por meus clientes:

1. Como dispor os quadros que possuo?

R: O primeiro passo é verificar a harmonia de cores entre temas e molduras e entre os quadros e o ambiente (sofás, poltronas, etc.). Se você tem muitos quadros para pendurar, experimente antes organizá-los no chão, pois desta maneira você terá uma idéia do conjunto adequado.

Uma regra clássica ensina que os quadros devem ser instalados na altura média dos olhos das pessoas. Já para os quadros instalados acima dos sofás, uma boa medida está entre 25 e 30cm acima do encosto.

Uma tendência atual é a de dispor alguns quadros simplesmente sobre mesas ou aparadores, encostados à parede.

Nunca misture gravuras com telas, são propostas diferentes. As gravuras e fotos ficam muito bem em halls de entrada, corredores ou sobre um aparador.

2. Como iluminar uma sala de jantar?

R: O ideal é sempre combinar dois sistemas de luz, um central sobre a mesa de jantar, a 70cm de altura da mesma, para que a luz não ofusque os olhos das pessoas – e outro periférico, o qual, além de clarear o espaço, ressalta os quadros e objetos em aparadores.

3. O que fazer quando um espaço tem muitas portas?

R: Quando um ambiente tem excesso de portas, o ideal é que elas sejam todas do mesmo modelo e da mesma cor. Porém, no caso de livings, vale a pena destacar uma porta principal como, por exemplo, a da entrada. Para isso, use um tipo diferente de madeira, instale uma bela fechadura e mantenha as demais discretas.

Para quem ainda não sabe, a Casa Natal, esse importantíssimo evento de decoração de Santos, abriu dia 30 de setembro. A mostra deste ano vai até o dia 2 de novembro. Vale conferir. Aproveito para parabenizar, através desta coluna, os seus organizadores e profissionais participantes.

Até a próxima semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *