SALAS DE BANHO

Uma das importantes tendências atuais, em termos de qualidade de vida, é a de transformar os banheiros em espaços ao mesmo tempo convidativos e aconchegantes. Durante muito tempo vistos apenas como lugares destinados à higiene, os banheiros hoje podem tornar-se verdadeiras áreas de relaxamento, vale dizer, em “salas” de banho.

Com os revestimentos certos, cores agradáveis, iluminação e equipamentos adequados, é possível sentirmo-nos num sofisticado spa.

De um simples lavabo até um grande banheiro da suite master, uma gama extensa de equipamentos e materiais para pisos e paredes e novos conceitos de utilização do espaço possibilitam o uso e o abuso da criatividade na hora de projetar.

É muito importante optar por revestimentos laváveis e duradouros. Em certos casos, porém (com exceção do box), você pode usar tinta acrílica acetinada de boa qualidade ou optar por revestir metade inferior da parede com azulejos e pintar a outra (a superior), com a opção de criar uma bela faixa arrematando os azulejos. Além do bom aspecto, este procedimento facilita eventuais consertos, como, por exemplo, da válvula de descarga ou de um registro, sem perdas de material e danos à estética do espaço.

Você pode e deve misturar os revestimentos (pisos de cerâmica, porcelanatos e granitos) paredes com azulejos, cerâmicas ou mosaicos de vidro.

O desenvolvimento tecnológico já chegou também aos banheiros. Exemplo disso são os espaços totalmente automatizados, saunas que podem ser instaladas no box, duchas de diversos tipos e tamanhos, banheiras com hidromassagem e até mesmo o milenar ofurô.

Em termos de iluminação, escolha lâmpadas com um bom índice de reprodução de cor.

Ilumine bem o box para facilitar o banho. Para tal, prefira a PAR 20, uma lâmpada halógena blindada, especialmente projetada para evitar problemas com o vapor. No teto, use lâmpadas do tipo dicróica ou fluorescente compacta, embutidas no forro.

Os metais, parte importantíssima do visual e da funcionalidade dos banheiros, estão hoje disponibilizados no mercado em tantos tipos e tamanhos que são capazes de adaptar-se a qualquer estilo de projeto.

A bancada de pia pode ser de granito, corian ou silestone. A dica de opção por lâmpadas com boa reprodução de cor, para iluminá-la, é especialmente válida, neste caso.

Mármores podem ser usados sem medo, especialmente sobre a bancada.

Relaxe!

Até a próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *