TECIDOS

Estamos na época ideal para reestofar poltronas, sofás e pufes. Além de os prestadores de serviços não estarem muito atarefados, as tecelagens estão com descontos tentadores e condições extremamente favoráveis para uma boa compra. Quando mudamos os tecidos de nossos sofás, muitas vezes renovamos totalmente o visual e o astral do ambiente.

Para o investimento compensar, a estrutura dos estofados deve estar, preferencialmente, em bom estado e a espuma deve ter sido trocada há menos de 3 anos. Além disso, cabem algumas dicas:

1. Ao escolher o tapeceiro, procure indicações de conhecidos ou da empresa onde você comprou os tecidos;

2. Procure conhecer, in loco, alguns trabalhos realizados pelo profissional e estabeleça um contrato com prazos e até cláusula de indenização se o serviço e os tecidos não corresponderem ao que foi prometido e tratado, pois todos conhecemos exemplos de serviços mal feitos e outros aborrecimentos nesse tipo de transação.

3. O estilo do móvel pede tramas diferentes: por exemplo, um visual contemporâneo pede tecidos lisos, com alguma trama ou rústicos. Já o clássico combina com estampas florais ou listas, entrando bem os jacquards. Porém, evite esse tipo de padronagem se os sofás tiverem formas arredondadas, pois as curvas distorcem o resultado final esperado.

4. Quando os sofás tiverem almofadas soltas, os tecidos indicados devem ser mais grossos, pois as beiradas tendem a deformar-se.

5. Casas com crianças pequenas e com animais de estimação pedem um revestimento mais resistente e lavável, como as capas de sarjas, couros, etc.

6. Quando a opção for a seda, uma dica é dublar, ou seja colar o tecido num outro mais firme, como o algodão, para uma maior resistência.

7. Atenção especial para com a condição de alguns tecidos. Por exemplo, se a sarja não for pré-lavada, é bom comprar pelo menos 20% a mais do produto.

8. Peça sempre uma nota fiscal contendo todas as especificações do produto e dos serviços.

Boas compras e até a próxima semana.