VIVER E TRABALHAR DE UM JEITO AGRADÁVEL

Mesmo quem não tem um canto de trabalho em casa com toda a certeza já pensou no assunto, em alguma ocasião especí­fica. Nem sempre a idéia é transferir a atividade profissional para o endereço doméstico: algumas vezes, o que faz falta é o apoio de alguns equipamentos, como lap-tops, fax e outros; outras vezes, tudo que precisamos é de um local reservado para atualizar a correspondência, usar serviços via Internet (como pagar contas, por exemplo), examinar algum documento que necessite de maiores atenção e concentração, terminar algo que não conseguimos em nosso local de trabalho, etc.

Para as mulheres, em particular, fatores como estar perto dos filhos pequenos e acompanhar-lhes os primeiros passos são determinantes na hora de reservar um espaço caseiro para as necessidades de que falamos. No cenário atual, até mesmo fugir do trânsito leva-nos a pensar em trabalhar em casa, isso sem contar quesões relacionadas a segurança e a variáveis econômico-financeiras. Em outras palavras, trabalhar em casa tem a ver com qualidade de vida, pois é sempre prazeroso trabalhar em casa, perto das coisas que conhecemos bem, vale dizer, em nossas zonas de conforto.

Por opção ou necessidade, muita gente estão transformando um dos cantos da casa ou até o pavimento inteiro inferior de um sobrado num charmoso e prático espaço de trabalho (tenho conhecimento de quatro casos, somente no meu bairro).

Algumas idéias quanto a isso podem ser viabilizadas através da transformação de um mezanino em atelier fotográfico, de uma garagem privativa fechada (tipo de prédio ou casa) em atelier de artesanato ou pintura e de um quarto grande de um apartamento em 2 ambientes, utilizando-se um biombo, para acomodar uma mesa de trabalho.

Outras idéias: um corredor mais generoso em termos de medidas pode receber uma estante para acomodar um computador; uma galeria de entrada, espaçosa, pode abrigar o equipamento necessário para estudos e leituras; dividir uma sala de estar com uma mesa para trabalho e estante, dando um charme a mais na decoração do estar (procure compor com peças decorativas, quadros e iluminação bem projetados); um quarto de hóspedes que, enquanto sem sua função principal, pode ter um canto de trabalho bem projetado para um casal de advogados, por exemplo; um quarto no fundo do quintal de uma casa pode transformar-se em sala de aulas particulares, ou cursos ministrados a grupos.

Espaços de trabalho dentro de casa são muitas vezes prolongamentos do escritório, da loja ou do consultório, propiciando a privacidade necessária para assuntos que não podem (ou não devem) ser tratados no ambiente de trabalho tradicional. O importante é que estes espaços estejam bem projetados e decorados, sempre limpos e arrumados, principalmente os internos, como salas de estar, corredores, etc.

Dica: vale a pena conferir o que a Casa Cor São Paulo está mostrando. A mostra vai até 09/07/03, de terça a domingo das 12:00 h as 21:00 h. O endereço é Alameda Rio Claro 190, Bela Vista, capital.

Até a próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *